terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Alguns trabalhos...

A NUVEM
 

 
A Nuvem está em cima
 
A Nuvem está no céu
 
Da Nuvem cai a chuva
As crianças tocaram/sentiram o ALGODÃO, material utilizado para  realizar este trabalho,foi mostrado ás crianças o livro da "Gotinha de água", aprendemos canções com o tema da "chuva".
 
 
 
A OVELHA
 

 
A Ovelha mora no campo, come ervinhas
 
 
A Ovelha tem muitas amigas
 
A Ovelha é fofinha, tem pelo quentinho
 
As crianças mexeram na lâ, colaram a lâ, com os dedos e tinta fizeram as patas, o nariz e a boca.
 
 A ovelha é um animal muito querido para as crianças e na nossa sala temos o fantoche "ovelha", temos figuras de "ovelha" para brincar, livros com imagens/gravuras deste animal "fofinho", ou seja é a representação de um animal que faz parte do quotidiano da nossa sala.
 
 
GARATUJAR... 
Em cima da mesa foi colocado papel de cenário, de modo a cobri-la toda e foram também colocados vários lápis de cera e as crianças foram convidadas a "escrevinhar" como eu costumo dizer, ou formalmente falando "garatujar".
 
 
Foram conversando, foram experimentando, foram trocando de lugares, de lápis...
 
 
Estavam muito empenhados e interessados, de modo a que a pouco e pouco o branco do papel foi desaparecendo, dando lugar a muitos traços...
 
Obra de arte digna de ser exposta, e foi, mas... Hoje quando cheguei á sala tinha caído, amanhã arranjaremos uma solução
 
A garatuja, é o nome dado aos rabiscos infantis, é uma forma da criança comunicar.
Os primeiros desenhos... Por volta dos 14 meses, são traços longitudinais, desprovidos de controle motor e sem sentido. Com 1 ano e meio, começam a surgir os movimentos circulares. A partir dos 3 anos, os rabiscos começam a ganhar formas independentes, ganham significado, ou seja, a criança atribui-lhes nomes e conta histórias sobre o que retratou. Aos olhos dos pais, os rabiscos ficam mais reconhecíveis. Nessa fase, aparecem os primeiros indícios de figuras humanas.
“A evolução da garatuja é paralela ao desenvolvimento cognitivo da criança”, afirma a pedagoga Ana Paula Yazbe
 

1 comentário:

  1. Eu ofereço uns bons euros, ainda tenho de ver quantos:),
    Isto é uma verdadeira obra de arte!!!

    ResponderEliminar